Dura entre 20 e 40 minutos, sem desencadear nenhum desconforto para o paciente, já que é realizado com o paciente sedado, sob os cuidados do médico anestesiologista.
É indicado para investigação de sintomas intestinais como diarreia, sangramento nas fezes, e principalmente, na prevenção do câncer de intestino e reto (câncer colorretal).
Quando e quem deve fazer a colonoscopia
A colonoscopia é indicada para TODAS as pessoas a partir dos 45 ANOS. Mesmo sem sintomas e sem histórico familiar de câncer. É um exame PREVENTIVO, visto que o câncer de intestino não dá sintomas nos estágios iniciais. Através do exame conseguimos detectar lesões suspeitas e pólipos (que podem se transformar em câncer), que podem ser removidos durante o próprio exame, sem dor e sem precisar de cirurgia.
Outras indicações de colonoscopia:
- Exame de sangue oculto nas fezes positivo;
- Sangramento nas fezes ou pelo reto;
- Alterações recentes do hábito intestinal (constipação ou diarreia);
- Anemia sem causa aparente, perda de peso não intencional;
- Dor abdominal ou retal crônica sem causa aparente;
- Suspeita e seguimento de doença inflamatória intestinal (Doença de Crohn, Retocolite ulcerativa).
Qual é o preparo para o exame
Para que o exame seja bem sucedido, é muito importante a realização adequada da limpeza do intestino na véspera. Normalmente, é recomendado que um dia antes do exame o paciente tenha uma alimentação pobre em resíduos e fibras, ingerindo somente líquidos claros, caldos, sopas batidas, chás… e tome alguns laxativos. Isso vai possibilitar que o médico visualize com clareza as paredes internas do intestino, buscando alterações sutis e lesões suspeitas.
No dia do exame o paciente deve ir em jejum de pelo menos 8 horas, e com acompanhante maior de 18 anos.
Para saber se o preparo está adequado, deve-se observar as fezes. Se estiverem líquidas e quase incolores (como o xixi), a limpeza do intestino está adequada.
É muito importante informar o médico solicitante ou a clínica onde vai ser realizado o exame, sobre as doenças pré-existentes, medicamentos de uso contínuo e alergias. Alguns medicamentos como anticoagulantes ou antiagregante plaquetários (AAS, aspirina, Marevan, Xarelto) podem aumentar o risco de sangramento e deve ser discutido sobre a suspensão desses, dias antes do exame. Existem recomendações específicas também para a suspensão de medicamentos para diabetes e alguns medicamentos para emagrecer, na véspera.
Quais os riscos da colonoscopia
Assim como a endoscopia, a colonoscopia é um exame muito seguro, com taxas de complicação menores que 1%. Sangramento e perfuração são complicações que podem acontecer geralmente em exames terapêuticos, como remoção de lesões maiores e dilatações intestinais.
O bom preparo intestinal, aliado a prudência e experiência do profissional que executa o exame, além de um ambiente adequado e bem equipado, são fatores essenciais para a segurança do paciente.
Se você ainda tem dúvidas sobre o exame de colonoscopia
Ansiedade e medo em relação a esse exame é extremamente comum. Mas não deixe que esses sentimentos tirem de você a oportunidade de investigar doenças que comprometem sua qualidade de vida. A colonoscopia pode salvar vidas através da prevenção de um dos cânceres mais comuns e que mais mata no Mundo!