É um exame não invasivo, bem tolerado, que dura de 120 a 180 minutos, a depender do tempo de trânsito intestinal do paciente e a critério do médico que realiza.
Quando é indicado fazer o teste?
O teste respiratório com hidrogênio expirado faz parte da investigação de excesso de gases, quadros crônicos de dor abdominal, empachamento, distensão abdominal, flatulência, diarreia, entre outros sintomas e sinais gastrointestinais.
É indicado em casos que se suspeita de intolerância a um ou mais carboidratos, como: à lactose, à frutose, sacarose ou ao sorbitol;
É também indicado no diagnóstico de supercrescimento bacteriano do intestino delgado, um tipo de disbiose intestinal, que cursa com sintomas semelhantes às intolerâncias alimentares.
Como funciona o teste respiratório com hidrogênio expirado?
Primeiramente, no dia anterior ao teste, é necessária a realização de uma dieta especial (pouco fermentativa), que será orientada assim que o paciente marcar o exame.
As bactérias anaeróbicas presentes na flora intestinal, no processo de fermentação, convertem açúcares (carboidratos) em gases, sendo um desses gases, o hidrogênio. Esse gás entra na corrente sanguínea, atinge os pulmões e é expelido durante a expiração.
Para medir a concentração de hidrogênio na expiração, é usado um aparelho, por onde o paciente sopra por alguns segundos. A concentração basal (inicial) de hidrogênio é medida em jejum, e logo após, o paciente ingere o carboidrato, cuja intolerância se deseja pesquisar (por exemplo, a lactose, quando há suspeita de intolerância ao açúcar do leite).
As amostras de ar expirado são medidas após a administração do carboidrato, entre 15 e 30 minutos, e a duração do teste respiratório vai depender do tempo em que os índices de hidrogênio levam para se estabilizar (em média, de duas a três horas).
Ao medir a quantidade de hidrogênio na sua respiração em intervalos regulares após beber a solução açucarada, o médico pode avaliar como o seu corpo está digerindo e absorvendo esses carboidratos.
Durante todo o teste observa-se também a presença de sinais e sintomas relatados pelo paciente, como: distensão, gases, diarreia, náuseas.
Quais as vantagens do teste respiratório para intolerância à lactose
O teste respiratório com hidrogênio expirado é uma solução eficaz e indolor aos exames feitos por meio de coleta de sangue. Por isso, é especialmente indicado para pacientes sensíveis, idosos e crianças.
Na investigação de intolerância à lactose, por exemplo, pacientes com diabetes, ou outros distúrbios relacionados a glicemia, se beneficiam desse teste em detrimento do teste sanguíneo (teste oral de tolerância à lactose), visto que o teste respiratório é independente da dosagem sanguínea da glicemia.
Além disso, a dose utilizada de lactose no teste respiratório corresponde à metade da dose realizada no exame de sangue, sendo por isso, mais bem tolerado, por desencadear menos sintomas.
Se você ainda tem dúvidas sobre o teste respiratório com hidrogênio expirado
Viver com a barriga inchada, dolorida e cheia de gases… fazendo restrição de vários alimentos por conta própria… NÃO é normal! É preciso investigar através de uma consulta médica detalhada e se necessário, realizar exames específicos, que poderão fornecer informações úteis e confiáveis, fundamentais para o sucesso do seu tratamento.