Excesso de Gases

Quem nunca sofreu com a barriga inchada, cheia de gases que atire o primeiro luftal! Isso mesmo! Todo mundo já teve algum episódio em que o “estufamento” e excesso de gases intestinal causou algum sintoma incômodo, como dores tipo cólica, náuseas, diarreia ou mesmo constipação. O que para algumas pessoas é um episódio isolado, para outras se torna um tormento recorrente.
Picture of Gastroenterologia e Endoscopia digestiva

Gastroenterologia e Endoscopia digestiva

Dra. Vanessa Nogueira
CRM SP 00000
RQE Nº: 00000

O que causa excesso de gases intestinais e empachamento abdominal?

O excesso de gases intestinais e o empachamento abdominal podem ser causados por várias condições. Algumas pessoas queixam-se de estufamento da barriga de forma crônica, passando por vários especialistas na busca por um diagnóstico e tratamento adequado do seu problema, muitas vezes sem sucesso. Apesar de serem queixas relativamente comuns, costumam ser desafiadoras mesmo para os gastroenterologistas mais experientes, já que existem várias causas possíveis para os mesmos sintomas, como por exemplo:

  • Intestino Irritável;
  • Supercrescimento Bacteriano no Intestino Delgado (SIBO);
  • Verminoses;
  • Intolerâncias alimentares (Lactose, por exemplo);
  • Doença Celíaca;
  • Insuficiência Pancreática;
  • Gastroparesia;
  • Alguns cânceres intra-abdominais/pélvicos.

Como fazer o diagnóstico? E o tratamento?

A sensação de “gás preso” ou de aumento do volume abdominal pode ocorrer mesmo se a barriga não estiver visivelmente distendida, e o diagnóstico passa por vários exames, individualizados para cada paciente, como exames de sangue e fezes, endoscópicos (Endoscopia e Colonoscopia com protocolos específicos) e testes respiratórios para intolerâncias alimentares e avaliação de disbiose/supercrescimento bacteriano.

O tratamento é direcionado para a causa do empachamento e excesso de gases, podendo ir desde esquemas simples com uso de remédios para vermes (no caso das parasitoses), passando por antibióticos, uso de probióticos (em casos selecionados), mudanças na dieta (com exclusão de alguns alimentos) e medicamentos específicos para cada caso. Tudo feito de forma individualizada.

Fuja das promessas milagrosas para acabar com o excesso de gases intestinais!

Não existe uma “fórmula mágica” para melhorar dos sintomas de excesso de gases e empachamento, existe sim uma investigação detalhada com tratamento assertivo a depender da causa do problema em questão, melhorando bastante a qualidade de vida do paciente. Não negligencie os seus sintomas e nem se contente com o uso de sintomáticos e “remédios para gases”.

Se você sofre com excesso de gases, inchaço na barriga e nunca investigou, procure um profissional capacitado, resolva esse problema tão incômodo e recupere sua qualidade de vida.

Agende sua consulta agora

Mais sobre Dra. Vanessa Nogueira

Serviços/Especialidades

Instagram

[instagram-feed feed=2]

Agendamento Online

Localização