Para que serve o exame de Endoscopia Digestiva Alta?
A Endoscopia Digestiva Alta é um importante aliado do gastroenterologista no diagnóstico e tratamento dos mais variados problemas digestivos, como Gastrite, Esofagite, Refluxo, Úlceras e Infecção pelo H. pylori.
Quem precisa fazer o exame de Endoscopia Digestiva Alta?
Se você apresenta alguma das queixas abaixo, pode ter indicação de fazer uma Endoscopia Digestiva Alta:
- Azia, queimação e sintomas de refluxo;
- Dificuldade de engolir o alimento ou “Entalo”;
- Dor no estômago, sensação de estufamento/empachamento;
- Vômitos de repetição;
- Sangramento digestivo (vômitos com sangue ou sangue “digerido” nas fezes) ou Anemia sem causa definida;
- Diarreia crônica;
- Perda de peso não intencional;
- Histórico familiar de câncer do trato digestivo (estômago e esôfago).
Quanto tempo dura uma Endoscopia Digestiva Alta?
O exame costuma ser bastante rápido, durando entre 10 e 15 minutos. Exames terapêuticos (com remoção de pólipos ou muitas biópsias) podem demorar um pouco mais, porém raramente ultrapassa os 20 minutos. Vale ressaltar que o paciente dorme (ou melhor, tira um “cochilo”) durante todo o exame, acordando logo após o término do procedimento.
O exame de Endoscopia Digestiva Alta dói? Como é feita a sedação? Vou lembrar do exame?
NÃO! Na Endoscopia, utilizamos analgésicos, anestésicos e sedativos leves na veia, que tiram a dor e qualquer sensação de incômodo, além de induzirem o sono. O paciente dorme durante todo o procedimento. Alguns pacientes experimentam uma breve amnésia do período do exame, mas isso é normal e os pacientes não costumam recordar do momento do exame.
Vou parar de respirar durante a Endoscopia Digestiva Alta?
NÃO. A sedação é LEVE, com doses baixas, suficientes apenas para tirar a ansiedade e qualquer sensação desconfortável durante o exame! A respiração não se altera e o suporte de oxigênio é rotina!
Fazer uma Endoscopia Digestiva Alta é perigoso?
Outra dúvida bastante comum dos pacientes, cuja resposta é NÃO! A Endoscopia Digestiva Alta é um exame extremamente seguro, com taxas de complicação muito baixas (bem menores que 1%).
Lembre-se que a segurança do paciente sempre deve ser prioridade, então é importante que o exame seja realizado em ambiente adequado (sala equipada, com monitorização dos sinais vitais e suporte de oxigênio) e que uma breve consulta antes do exame seja feita com o médico endoscopista, onde avaliamos as doenças do paciente, as medicações de uso contínuo, de forma a evitar qualquer evento adverso. Converse com seu gastroenterologista e com o endoscopista para retirar todas as dúvidas!
E o jejum para a Endoscopia Digestiva Alta? Vou poder me alimentar depois do exame? Quais os cuidados?
O jejum para sólidos é de 8 horas, no mínimo, e de 2 horas para líquidos claros (água, água de côco e chás claros). Alguns casos requerem período mais prolongado, porém esses são a minoria.
Após o exame o paciente pode retornar com seus hábitos alimentares normalmente, devendo evitar comidas muito “pesadas” (gorduras, frituras, processados/embutidos, álcool) na primeira refeição após o exame.
O paciente deve estar acompanhado de pessoa maior de 18 anos, não deve dirigir ou operar máquinas no dia do exame, devendo repousar e evitar a prática de atividades físicas intensas naquele dia.
Agora que a maioria das dúvidas sobre a Endoscopia Digestiva Alta foram tiradas e você entende mais como funciona o exame, é importante realçar que a indicação da Endoscopia deve ser individualizada, partindo de uma indicação médica, mostrando que uma consulta pré-exame agrega (e muito!) valor ao exame, direcionando biópsias e investigações específicas a depender do caso.